quarta-feira, 1 de junho de 2011

Não é questão de dinheiro e sim de Educação


 
Desde pequenos que somos atormentados pelo fantasma da educação no que toca à gastronomia.
E quem foi que disse que você não poderá aprender e dar educação a seus filhos?
Hoje em dia ela esta disponivel a todas as classes, e  um e mail que recebi dizendo que pobre não precisa de etiqueta
Pelos céus  somos nós que precisamos dela!
Os ricos as tem de berço e nós de aprendizado seja pela net ou TV. Todos merecemos saber nos portar a mesa!

É não arrotar, colocar o guardanapo em cima do joelho, não apoiar os cotovelos na mesa, não mastigar de boca aberta, garfos à esquerda facas à direita, a artilharia dos copos, os vários talheres, já para não falar na ordem estudada dos pratos ou etiquetas em restaurantes! Enfim, um sem número de regras que determinam a boa educação de uma pessoa à mesa.
Todo este manancial de boas maneiras demora tempo a aprender, exige muito ralhete por parte do educador e muita chatice por parte do aprendiz. Quando chegados à idade adulta verificamos que o esforço valeu a pena e que até dá jeito para os almoços de negócio ou jantares em casa da sogra!

Posto isto, descobri que só vale a pena comer com pessoas educadas, e que, acima de tudo, tenham a elegância de se saber servir em primeiro lugar!
Pode à primeira vista parecer estranho, mas são só vantagens. Uma pessoa educada não ataca a travessa como se não houvesse amanha. Serve-se relativamente a medo e tira sempre os pedaços mais pequenos. Tem cuidado a escolher para não ficar mal visto, e no final, insiste que não quer aquele ultimo bocadinho delicioso e que tanto prazer nos vai dar!
E no vinho??? Uma maravilha! Um conviva educado serve sempre primeiro o colega, e só depois serve-se a si. Se o vinho acabar ele sacrifica-se e fica com menos para ficar bem visto aos olhos dos restantes!

Na realidade são só vantagens, e como pessoas educadas, seria até de mau tom não tirar partido da educação dos outros.
Pode parecer uma filha da putice, mas a verdade é que se não o fizéssemos, estaríamos a negar uma oportunidade de ouro àqueles que efectivamente querem parecer educados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário