quarta-feira, 1 de junho de 2011

Não pague mico...Aprenda como reconhecer taças

Taça Licor 60ml - 6 Peças - Oxford Crystal Sommelier Mail OrderJogo 06 Taças Licor Desenho Grego Ouro - Lucatti
Licor é uma bebida alcoólica doce, geralmente misturada com frutas, ervas, temperos, flores, sementes, raízes, cascas de árvores ou ainda cremes. O termo vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida. Os licores não costumam ser envelhecidos por muito tempo, mas podem ficar algum tempo descansando até que atinjam o sabor ideal.
A descrição mais comum de licor é a de uma bebida doce, de alto teor alcoólico. Servido em pequenas taças, é ideal após as refeições.


Jg 06 Taças Para Licor 60ml Bell - Bon GourmetNão vá comprar Gato por Lebre
Não se pode errar ao servir um bom licor ...as taças ou calices tem que ser perfeitos



Sua composição leva açúcar, xarope, álcool, além de frutas, plantas e ervas, que dão o sabor característico de cada bebida.
Há, porém, outras definições da bebida. Para os franceses, o licor é simplesmente um digestivo. Entre os ingleses, é um drinque específico, feito à base de um destilado ao qual se adicionou, por infusão, maceração ou redestilação, raízes, cascas de árvores, flores, frutas ou sementes.
Já para os norte-americanos, o termo significa o mesmo que para os ingleses, mas os primeiros ainda criam certa confusão ao chamar licores de “cordials”, xarope aromatizado com teor alcoólico baixo ou inexistente.
A destilação da água com líquidos aromáticos é conhecida desde a Antiguidade. Pensadores como Hipócrates, Galeno e Plínio escreveram sobre o assunto. Mas somente em 900 a.C. os árabes inventaram a produção do álcool por meio da fermentação. É improvável, entretanto, que isto tenha ocorrido com cereais fermentados no Norte da Europa, pouco depois dos árabes.
A produção de licores aconteceu depois. No início, só adocicavam álcoois aos quais, grosseiramente, adicionavam xaropes e ervas (estas, tanto para dar gosto quanto para fins terapêuticos).
Na Idade Média, o vinho (e mais tarde o álcool) era o principal anti-séptico. Mas as plantas, raízes e ervas eram pesquisadas pelos monges para a cura de várias doenças. Os alquimistas levaram tais pesquisas adiante.
Registros apontam Arnauld de Villeneuve, sábio catalão nascido em 1240, aproximadamente, como o inventor “das tinturas modernas nas quais as virtudes das ervas são extraídas pelo álcool”. Com seu discípulo Ray Lulle, foi o primeiro a escrever o tratado sobre o álcool e divulgar receitas de licores curativos. Ao álcool açucarado eram misturados limão, rosa e flor-de-laranjeira. Há indícios da adição de pepitas de ouro às misturas, consideradas panacéias (remédios para todos os males).
Villeneuve enfrentou problemas com a Inquisição por suas idéias avançadas. Mas, ao salvar a vida do Papa com uma poção de vinho, ervas e ouro, livrou-se da morte. Quando a Peste Negra espalhou-se pela Europa, no século 15, os licores associados a bálsamos vegetais e tônicos tornaram-se medicamentos preciosos.
Além da aguardente de vinho, outros álcoois eram utilizados para fazer licores, tais como o rum. Era comum a fabricação doméstica de licores e a utilização na cozinha e confeitaria. Durante o século 19, a indústria da destilação cresceu. Surgiram no mercado muitas variedades de licores, e os caseiros começaram a desaparecer.
Os italianos sofisticaram a produção de licores. A rainha Catarina de Medicis, em visita à Itália, levou algumas receitas para a França. Luís XIV, apreciador da bebida, deliciava-se com um licor de âmbar e grais de anis, canela e almíscar.em: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lista de licores
Existem centenas de marcas de licores, mas há algumas certamente que são curiosas, outras conhecidas, entre estas temos a título de exemplo:
    • Fabricados na França
  • Alizé Gold Passion - É composto por uma mistura refrescante de maracujá natural com o mais fino Cognac francês. Todo o sabor e aroma são extraídos das pequenas sementes da fruta, que, quando prensadas, liberam uma essência aromática cítrica. É considerado de média Graduação alcoólica 16% por vol.
  • Anisette - Considerado adocicado ou suave
  • Chartreuse - Licor frances
  • Cointreau - Diz-se que é o melhor licor para ser tomado, feito de laranja, em um processo na qual a fruta não pode tocar a emulsão alcóolica, devendo permanecer suspensa por um longo período enquanto desprende seu bouquet e sabor específicos. Tem como grande característica a coloração que se torna branca quando o licor é refrigerado.
  • Lejay Lagoute Green Apple - Licor de maçã verde francês, elaborado a partir de suco de limão e maçã verde. Possui cor transparente, límpida e delicioso aroma e sabor de maçã verde. Ideal para acompanhar sobremesas, sorvetes, bolos, iogurte natural, saladas de frutas e também como aperitivo. Servir gelado. Graduação alcoólica 22% vol.
    • Fabricados na Itália
  • Amaretto ou Amaretto Coppo Antica Receita - Elaborado segundo a antiga receita da família Coppo, com aroma de finas amêndoas e ingredientes naturais da região de Ventimiglia - - Itália - Graduação alcoólica 28% vol.
  • Bénédictine ou Beneditino é variado entre um doce e suave ao mais seco.
  • Limoncello
  • [Frangelico] delicioso licor digestivo com forte nuance de amêndoas.
  • Stock - Site oficial no Brasil
    • Fabricados no Brasil
  • Amabilli - Vicência - PE. Licor de banana.
  • Fogg - Gramado - RS. Tradicional licor fino, tem como sabor principal um licor de chocolate cremoso. É famosa por ser uma das mais antigas marcas nacionais, com sua produção e comércio tendo iniciado em 1930.
  • Musashi - Juazeiro do Norte - CE - Também conhecido como o "Licor da Sorte" fabricado pela familia Musashi C Ribeiro. É bebida refinada com toques de ervas e condimentos que tem propriedades medicinais. O fabricante mescla o prazer de degustar uma bebida requintada aos benefícios cientificamente atestados do mel, camomila, maracujá, abacaxi, côco, erva-doce, tangerina, beterraba, chá-verde, anis-estrelado, manjericão, canela, pequi, alho chinês, cravo-da-índia, babosa e outros. Trata-se do conhecimento imemorial dos povos orientais aplicado na elaboração dos “blends” mais sofisticados. E chamdo de 'licor da sorte' porque cada uma das ervas utilizadas no preparo do Licor Musashi está associada a um dos 5 elementos (terra, água, fogo, madeira, metal), atuando no equilíbrio das funções orgânicas e espirituais, de modo gradativo. Muitos dos componentes são usados, desde os tempos mais remotos, em aromaterapia, cerimônias de purificação e proteção, como ativadores da energia sexual, nos encantamentos amorosos e como facilitadores da meditação. Mas mesmo que você não acredite nestas explicações místicas, ainda assim você poderá desfrutar do aroma inigualável, do sabor diferenciado que fazem do Licor Musashi uma bebida singular.
Outras marcas
  • Amarula - África
  • Baileys Irish Cream
  • Bols Blue - Fino exótico, com uma combinação natural de delicados aromas e sabor de frutas cítricas. É o líder mundial dos Blues Curaçaos, sendo muito apreciado e utilizado pelo seu sabor e cor exóticos. É o licor preferido no preparo de coquetéis e indispensável nos melhores bares. Graduação alcoólica 24% vol.
  • Cacau - Considerado suave adocicado devido a baunilha.
  • Creme de Menta - Varia de acordo com a cor da garrrafa.
  • Curaçau - Sabor cítrico.
  • Drambuie - A base de mel - Mais suave.
  • Grand Marnier - A base de laranja.
  • Marasquino - Meio doce e meio amrgo
  • Pastis
  • Raki
  • Strega - Sabor cítrico.
  • Triple Sec

Nenhum comentário:

Postar um comentário